90% dos brasileiros são a favor da educação integral

Em pesquisa realizada em parceria com o Instituto Data Folha, a Fundação Itaú Social constatou que 90% dos brasileiros consideram a educação integral necessária para o futuro das novas gerações. O levantamento foi feito em todo o Brasil, em abril deste ano, para investigar qual a percepção sobre as práticas de ensino já adotadas por redes de ensino no País.
Os resultados revelaram que 63% dos brasileiros com 16 anos ou mais já ouviram falar do ensino integral, sendo que 40% o associam ao aumento da carga horária na escola e 22% a atividades extracurriculares. O aumento da jornada escolar é a percepção mais comum entre quem estuda ou estudou na rede particular (50%).
Durante a pesquisa, os entrevistados receberam um cartão explicativo a respeito da educação integral. Depois de compreenderem o conceito, 90% deles responderam que a educação integral é necessária. Além disso, 50% acreditam que ela melhora a qualidade do ensino, 30% responderam que é necessária porque ocupa o tempo livre de crianças e adolescentes e 23% enxergaram a prática como uma forma de evitar criminalidade, violência e o uso de drogas.
Há também 12% que apontam a prática como um investimento no futuro, pois prepara o jovem para o mercado de trabalho, e ainda 12% que consideram que, com a educação integral, os pais podem trabalhar mais despreocupados.
Para os 10% que não consideram a educação integral necessária, os aspectos de fragilidade destacados são a incapacidade da escola de melhorar o aprendizado quando há falta de estrutura familiar, a falta de verba do governo e o afastamento da convivência familiar. Os entrevistados também citaram o cansaço que o ensino integral pode gerar nas crianças, dificultando o aprendizado.
Serviço
Para ampliar o acesso à educação integral, o governo federal criou o programa Mais Educação, que visa fomentar atividades no contraturno para melhorar o ambiente escolar. Para o desenvolvimento de cada atividade, são repassados recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e materiais de apoio às atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, entre outros. São também fornecidas referências de valores de equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados ou através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE.
Com informações do jornal Folha de S. Paulo e do Ministério da Educação – MEC.
Saiba mais!
Programa Mais Educação: Visa aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas no contraturno das aulas, agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE: Assistência financeira às escolas públicas para melhorar a infraestrutura física e pedagógica e a gestão das escolas.

Fonte: http://www.blogeducacao.org.br/2013/09/90-dos-brasileiros-sao-a-favor-da-educacao-integral/

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